Quando se fala em escolher um computador, muitas dúvidas surgem sobre os diferentes tipos de modelo, tamanho e configuração. Em resumo, os modelos de computador pessoal mais utilizados no mundo podem se dividir em dois: Desktop e Notebook (ou laptop). Qual deles é melhor?

Formato

Antes de mais nada, há diferenças visuais claras entre ambos. O computador desktop geralmente ocupa mais espaço por ser dividido em três componentes principais: CPU, monitor e estabilizador. O termo “desktop” significa algo como “em cima da mesa”, ou seja, este tipo de computador precisa ser montado e utilizado sobre algo que dê suporte físico a ele.

Já o notebook – também chamado de laptop – é um tipo de computador móvel, onde os componentes são unificados dentro de uma mesma arquitetura. O termo “laptop” significa algo como “em cima do colo” e notebook é literalmente “caderno de notas”, ambos dando o sentido de mobilidade.

Então, a primeira diferença entre ambos é que um computador desktop é mais difícil de ser transportado e, caso seja, precisa ser desligado, desmontado, remontado e religado para então ser utilizado. É melhor se utilizado em um local fixo, inclusive, com uma tomada dedicada. Já o notebook permite que o usuário o transporte com mais comodidade, e é mais prático de iniciar, servindo para os casos em que o usuário precisa se locomover com o computador.

Componentes

Tanto o desktop quanto o notebook podem ter as mesmas configurações de HD, memória, processador, placa-mãe e etc. Porém, o desktop oferece a possibilidade de um usuário com conhecimento básico em montagem de computadores poder comprar as peças de maneira separada, o que pode baratear o preço final do computador.

O notebook, por ser integrado, dificulta essa montagem peça por peça e na maioria das vezes é permitido apenas ao fabricante ou a uma assistência técnica autorizada abrir o computador para fazer consertos, ajustes ou troca de peças.

Logo, ao comprar um desktop, tenha em mente que suas peças poderão ser mais facilmente trocadas ou melhoradas ao longo do tempo, indo de uma configuração mais simples até uma mais robusta. Já um notebook, é melhor comprar na configuração que você deseja.

Desempenho

O desempenho – e o preço – de qualquer computador está diretamente ligado às peças que o compõem. Como já mencionado, notebook e desktop podem ter a mesma configuração, sendo assim, é impossível dizer qual é melhor baseando-se apenas na diferença visual.

O desktop possui a vantagem de ser totalmente customizável, trocando todas as peças conforme o usuário desejar. Um “PC Gamer” (expressão famosa para designar um computador potente e de alto desempenho) é, na maioria das vezes, um desktop.

No entanto, o notebook fica limitado com relação a ajustes e melhorias. Embora também seja possível fazer trocas de peças neste modelo de computador, os ajustes ficam limitados pela capacidade do processador e da placa-mãe. Resumindo: se o processador do notebook for muito básico, ele não vai permitir grandes melhorias de desempenho, por falta de compatibilidade.

Preço

Considerando um notebook e um desktop com exatamente a mesma configuração, o notebook na maioria das vezes é ligeiramente mais caro pelo fato de os componentes serem unificados no mesmo circuito.

Outro fator que influencia no preço é que o desktop, como já dito, possibilita a compra de componentes de maneira separada, o que torna mais barato o valor total final do conjunto.

Conclusão

Agora que você já sabe os prós e contras de desktop e notebook, fica a seu critério escolher qual modelo é melhor para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *