Comprar um computador pode ser uma tarefa complicada na qual muitas vezes a pessoa pode ficar perdida e na dúvida se fez a escolha certa. Se você precisa de um computador para realizar suas tarefas escolares, acadêmicas, de trabalho, ou apenas para jogar e se divertir e não quer errar na escolha, saiba aqui tudo que você precisa na hora de tomar esta decisão!

Há alguns fatores a serem levados em consideração ao escolher um computador para compra: preço, configuração, desempenho esperado e quais tarefas você deseja realizar com ele.

Utilização

Primeiro de tudo, tenha em mente para que finalidade você vai usar o computador. Isso vai interferir diretamente nas configurações e no que você pode esperar dele em desempenho.

Se você pretende deixar o computador em um espaço fixo reservado ou se pretende / necessita levá-lo com você para lugares diferentes, é uma primeira escolha. Fizemos uma comparação entre desktop x notebook aqui, e certamente também vai ajudar a entender as diferenças. Se você quer um computador para escritório, fazer trabalhos acadêmicos, planilhas e acessar a internet, pode optar por uma configuração mais básica.

Desempenho esperado

Aqui entramos em uma parte mais técnica da escolha de um computador: entender um pouco dos componentes fundamentais da máquina. Saber as configurações do seu computador vai ajustar a sua expectativa em relação ao que você pode esperar dele.

Processador

É o componente principal de um computador, similar ao seu “cérebro”. Todos os outros componentes do computador são projetados para serem compatíveis com o processador. Então, conhecer quais são os processadores mais básicos e os mais potentes vai ajudar a ter uma noção do desempenho geral do computador.

Os processadores para computadores de escritório e usos mais simples geralmente são das famílias Pentium, Celeron, Atom, Duron, Sempron e Athlon. Já computadores intermediários possuem processadores das famílias i3, i5, Ryzen 3 e Ryzen 5. Por fim, os processadores mais potentes do mercado são os da família i9 e Ryzen 9, próprios para quem trabalha com edições multimídia e games.

Placa-mãe

A Placa-mãe é outro componente muito importante na hora de escolher um computador, pois nela são conectados todos os outros componentes. Ou seja, a compatibilidade com a placa-mãe é outro fator ser considerado na hora de comprar, ajustar ou melhorar um computador.

Para o caso de você escolher um modelo de computador móvel (Veja aqui a comparação entre notebook, laptop, netbook e ultrabook), não precisa necessariamente memorizar os modelos de placa-mãe, uma vez que ela segue a compatibilidade com o processador. Já se você vai comprar peça por peça e montar um desktop, é importante saber os modelos disponíveis no mercado e sua expectativa de desempenho.

Armazenamento

O armazenamento ou memória de armazenamento corresponde ao total de espaço disponível no computador para guardar programas, arquivos, downloads e etc. Os computadores mais simples oferecem armazenamento em HD a partir de 80 GB, enquanto a média dos computadores oferece armazenamento em HD em torno de 500 GB.

Já os computadores mais modernos e potentes trabalham com a tecnologia de armazenamento SSD, que oferecem um pouco menos de espaço, mas compensam em desempenho e rapidez. Também é possível encontrar armazenamento em HD de até 20 TB.

Memória RAM

A memória RAM é um componente que reflete diretamente na rapidez do computador. Máquinas com mais RAM são mais rápidas, “travam” menos e suportam mais programas abertos ao mesmo tempo. Também é recomendado investir em mais memória RAM quem trabalha com programas pesados de edição de imagens, vídeo ou jogos.

Computadores mais simples oferecem RAM a partir de 1 GB, intermediários variam entre 4 GB e 8 GB e potentes podem ir até 64 GB.

Placa de vídeo

A Placa de vídeo ou placa gráfica é o componente responsável por gerenciar as imagens do computador, sejam vídeos, jogos, interfaces e etc. Em geral, o processamento de imagens é função da memória RAM, que designa um pouco do seu espaço para exibir imagens mostradas no display.

No entanto, profissionais do ramo multimídia que trabalham com vídeos podem precisar de qualidades maiores de imagens, assim como jogadores de jogos online ao vivo querem evitar o “lag” (atraso) causado por uma máquina que não acompanha a resolução de imagem do jogo. Nesses casos, é recomendável investir em uma placa de vídeo dedicada, ou seja, cujo processamento de imagem depende exclusivamente desta placa e não consome a memória RAM.

Preço

Agora que você sabe as funções dos componentes básicos do computador, deve imaginar que quanto melhor este componente, maior é o preço dele. Logo, o preço do computador pode ser estimado como a soma do valor de seus componentes, além dos programas licenciados, quando for o caso.

A recomendação aqui é considerar o seu uso principal para o computador e a partir disto pesquisar sobre quais configurações de componentes atendem a sua necessidade, dentro do seu orçamento.

Conclusão

Com todos os fatores acima mencionados, é bom colocar “na ponta do lápis” todos os modelos que interessam, as configurações deles, valores e formas de pagamento. Deste modo, você vai ter condições de fazer uma boa escolha que consiga suprir a utilização de que você precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *